18 setembro 2017

[Gestação] Tireoide na gravidez.



Hoje trouxe um tema muito importante tanto para as gestantes quanto para as tentantes. Resolvi falar um pouco sobre a importância do acompanhamento da glândula da tireoide.
Há mais de três anos descobri que possuo hipotireoidismo e faço o acompanhamento com o endocrinologista. Mas muitas pessoas nem sabem como está o funcionamento da sua tireoide.

Mas o que é tireoide?
A tireoide é uma glândula em forma de borboleta, que fica localizada na parte anterior pescoço. Age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração e no humor. É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.

Portanto, meu conselho é que se seu GO não solicitar os exames de T3 e T4 logo no início da gestação, peça uma requisição para o mesmo, pois além de poder ocasionar um aborto,  há alguns riscos que a mamãe e o bebê podem sofrer, caso não haja o acompanhamento correto:

Riscos para a mãeRiscos para o bebê
Pré-eclâmpsiaDefeitos cardíacos
Parto prematuroAtraso no desenvolvimento mental
AnemiaBaixo Q.I.
Placenta préviaSofrimento fetal
Hemorragia após o partoBaixo peso ao nascer


Agora na gravidez, faço o acompanhamento com o endocrinologista mensalmente para controlar meu hormônio da tireoide, o tratamento é para a vida toda, mas é apenas um comprimido pela manhã e sigo a vida normalmente. Vale a pena estar com seu exame em dia e evitar futuras complicações.

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dois anos de JG!

Amor, meu grande amor. Parece que foi ontem que vi o positivo, ouvi o som do seu coração batendo dentro de mim e vi meu corpo se transform...